Fale conosco pelo WhatsApp

BI-RADS

BI-RADS
Imagem meramente ilustrativa - Banco de imagens: Freepik

O que é o BI-RADS?

Ao receber o resultado de uma mamografia, ultrassom ou ressonância magnética das mamas, muitas pacientes se deparam com a sigla BI-RADS seguida de um número. Esse termo pode gerar dúvidas e preocupações, mas entender seu significado é fundamental para interpretar de maneira adequada o exame e saber os próximos passos.

BI-RADS é a sigla para Breast Imaging Reporting and Data System. Foi criado para padronizar os achados dos exames das mamas, tornar os laudos mais claros e uniformizar a interpretação e conduta sugeridos.

Ainda assim, pode haver alguma discordância de interpretação de acordo com a experiência de cada radiologista.

Quais são as classificações do BI-RADS?

A classificação e a conduta sugerida são baseadas nas características dos achados e na chance de lesões como aquela corresponderem a um câncer de mama.  Um nódulo ovado, com os limites bem visíveis, por exemplo, é uma achado benigno na grande maioria da vezes. Já quando apresenta forma mais redonda ou limites mais irregulares, pode representar um câncer de mama em um numero maior de casos e deve, portanto, ser investigado.

A classificação BI-RADS varia de 0 a 6, mas somente os laudos com BIRADS 1 a 5 nos dão informações sobre a “suspeição” de um achado.

  • BI-RADS 0 é um exame inconclusivo. São necessárias imagens adicionais, complementação com outro método de imagem  ou comparação com exames anteriores para adequada interpretação e definição de conduta.
  • BI-RADS 6 é utilizado quando o exame esta sendo realizado em paciente com câncer já confirmado por biópsia, mas que está sendo submetida a um método adicional para melhor avaliação de seu caso ou para reavaliação após um tratamento inicial ( como a quimioterapia)

 

Quanto às categorias que definem a “suspeição” dos achados da imagem:

  • BI-RADS 1: indica exame normal. Não há alterações. A recomendação é manter o rastreamento de rotina.
  • BI-RADS 2:  São identificados somente achados benignos. São alterações naturais da glândula mamária e não representam risco adicional de câncer.  Para estas pacientes também deve ser mantido o rastreamento de rotina adequado à sua idade e fatores de risco.
  • BI-RADS 3: Identificados achados provavelmente benignos.  A chance de câncer para achados com estas características é muito baixa (menor que 2%). Nestes casos, orienta-se o controle precoce ( a cada 6 meses) durante o primeiro ano e, se mantida a estabilidade, a cada 12 meses por mais 2 a 3 anos.
  • BIRADS 4: Achados suspeitos. É um grupo amplo de achados com uma possibilidade intermediária de malignidade (ao redor de 20-30%). Nessa categoria estão, por exemplo, nódulos com alguma irregularidade no contorno ou mamografia que apresenta microcalcificações agrupadas ou áreas com característica “distorcida” da glândula mamária. Recomenda-se a realização de biópsia para esclarecer o diagnóstico.
  • BI-RADS 5: Achados altamente suspeitos para malignidade. A probabilidade da biópsia evidenciar um câncer nesses casos é muito alta (ao redor de 95%). Ainda assim, o diagnostico definitivo somente será possível por meio da biópsia.

Dê o primeiro passo para o seu bem-estar!

Não adie o cuidado que você merece. Agende sua consulta com a Dra. Danielle e tenha um atendimento exclusivo para transformar sua saúde.

E como é a biópsia?

Para termos certeza do diagnóstico nos achados classificados como BIRADS 4 ou 5 é fundamental olharmos as células daquela área alterada. Sempre que possível, o ideal é a avaliação inicial com uma biópsia de fragmento –

é a chamada “biópsia por agulha grossa”, também conhecida como “core biopsy” ou “mamotomia” a depender da técnica de sua realização. Esse é um procedimento realizado com anestesia local, com pouco desconforto, que localizará aquele achado descrito no exame, utilizando justamente o mesmo método de imagem que encontrou a alteração (normalmente mamografia ou ultrassonografia) e retira pedacinhos do tecido para avaliação.

Somente assim poderemos definir se o achado do exame é benigno ou se trata-se de um câncer de mama e definir como deve ser o tratamento adequado.

Existem alguns tipos de biópsia mamária e a escolha do procedimento mais adequado ao seu caso é feita por seu (sua) mastologista em conjunto com o (a) radiologista que avaliou seu exame.  Explicaremos melhor em um outro post em breve!

Portanto

Em caso de exames laudados com achados suspeitos ou inconclusivos (BIRADS 4,5 ou 0) é fundamental a avaliação com mastologista.  Nessa consulta entenderemos melhor os seus fatores de risco, você será examinada para entender se os achados de imagem têm alguma correlação com seu exame clínico e os exames atuais serão comparados com seus exames anteriores, sempre que possível, para avaliar a estabilidade do achado.

É possível que  sejam necessários exames de imagem adicionais  como a ultrassonografia, complementação da mamografia ou mesmo ressonância magnética ( este em casos excepcionais) ou ainda uma revisão de seu exame por radiologista especialista em imagem mamária.

Se o achado for realmente considerado suspeito, será solicitada uma biópsia para para elucidar o diagnóstico.

A informação é sua aliada. Mantenha seus exames em dia e, diante de qualquer dúvida, busque esclarecimento com profissional de confiança.

Referência:

American College of Radiology

ACR BI-RADS atlas: breast imaging reporting and data system (5th ed.), Reston, Virginia (2013)

Dra. Danielle M Matsumoto

Dê o primeiro passo para o seu bem-estar!

Não adie o cuidado que você merece. Agende sua consulta com a Dra. Danielle e tenha um atendimento exclusivo para transformar sua saúde.

Foto de Dra. Danielle M. Matsumoto

Dra. Danielle M. Matsumoto

Médica - CRM-SP 139.576 -
Especialidade: Ginecologia e Mastologia RQE: 139.576 - RQE: 11.700

Graduada e especializada pela renomada Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Dra. Danielle Martin Matsumoto é referência em mastologia e ginecologia. Com vasta experiência, integra o corpo clínico do Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano, Beneficência Portuguesa, Hospital São Luiz e Hospital Sírio-Libanês. Destaca-se pelo atendimento humanizado, promovendo saúde e bem-estar em todas as fases da vida.

Agendar Consulta

Atendemos somente particular